Imagine por um momento que você programa uma viagem para a praia. Você está programando essa viagem faz alguns meses. Seus filhos estão ansiosos e estão sempre comentando sobre o assunto. Então, no dia da viagem, uma frente fria chega, trazendo frio e chuva. Você provavelmente irá se frustrar, certo?
Na sua mente, você e sua família imaginaram uma semana incrível de sol e calor, porém os acontecimentos foram outros. Ao imaginar, se apegar e criar expectativas de que o clima fosse como você esperava, você se frustrou ao se deparar com algo diferente.
Mas isso estava em sua mente e o clima não tem culpa sobre isso. A frustração acontece quando algo que esperamos e criamos expectativas a respeito, não acontecem como esperávamos.
Isso acontece em todos os segmentos da vida, relacionamentos, trabalho, saúde etc. Quantas vezes esperamos que o outro aja conforme acreditamos em nossa mente, porém a pessoa acaba se comportando diferente, nos gerando frustração.
O ponto aqui é que a frustração é algo que ocorre em nós, e somente em nós. O outro, “que nos frustrou”, não nos frustrou e nem tem culpa sobre isso. Nós é quem nos frustramos, dentro de nós mesmos.
Assim, o melhor caminho para evitar uma frustração é não criarmos expectativas sobre nada e ninguém. É aceitarmos que tudo seja como é, que cada um seja exatamente como é. Lembrando aqui, que essa aceitação que menciono não é uma atitude passiva, mas sim um estado de consciência. Você deixa de se “agarrar” às expectativas e permite que as coisas sejam exatamente como são, gerando assim uma leveza nos acontecimentos.
Geralmente a ansiedade e a frustração andam juntas, pois a ansiedade vem de uma tendência a querer controlar as situações, mesmo que de maneira inconsciente e se elas não saem como desejamos, nos frustramos.
Em um relacionamento amoroso, por exemplo, não espere nada de seu companheiro(a). Seja você, quem você é em sua essência. Seja amor e ame. Não se apegue à pessoa e nem às imagens ou expectativas que você tem sobre ela em sua mente. Apenas ame, faça o seu melhor e experiencie o relacionamento a cada momento.
Lembrando que além de amar, a melhor coisa que você pode oferecer para seu companheiro(a) é um relacionamento pacífico.
Aceite tudo exatamente como é, sem rejeitar como as coisas são ou foram. Você irá experienciar uma vida leve, amorosa, tranquila e sem frustrações.
Texto por Mário V. Neto
SEE® – Sistema de Equilíbrio Energético
Neurociência | Mindfulness | Psicologia Positiva
Tags: Frustração, Ansiedade, Aceitação, Vida
Estou aqui para te ajudar nesse processo. Se gostou do texto e se sentiu bem, siga-me nas redes sociais e compartilhe para que mais pessoas possam ser ajudadas!