Se você estiver sentindo ansiedade nesse momento, recomendo que você respire fundo, segure um pouco o ar e então solte. Repita essa seguinte respiração:
Ao respirar profundamente, você vai perceber que você começa a relaxar. Sua mente vai ficando mais calma e seu corpo mais solto e leve. Se não estiver relaxando, está tudo bem. Apenas continue respirando profundamente.
Enquanto você respira mais tranquilamente, coloque sua atenção em seu corpo. Preste atenção na sua respiração. Apenas observe seu corpo. Observe sem tentar entender, analisar ou criticar o que estiver sentindo. Apenas observe.
Talvez a mente esteja bastante agitada, o corpo tenso e inquieto e os sentimentos te incomodando. E está tudo bem. Continue respirando e observando seu corpo. Observando seu corpo nesse momento, enquanto você lê esse texto.
Preste atenção também no lugar onde você está agora. É seu quarto? Escritório? Metrô? Como é esse ambiente? Escute os sons e apenas observe também esse lugar que você está nesse momento, sem tentar analisar muito ou nomear as coisas e objetos. Apenas observe. (Pause um pouco e então continue a leitura).
Pode ser que você esteja se sentindo mais relaxada, como se uma breve “clareira” tenha se aberto durante esse processo de sentimentos intensos. Talvez por um breve momento sua mente e suas sensações relaxaram, mesmo que por alguns segundos. Se não, tudo bem também.
Se você está mais relaxada ou não, está tudo bem. Perceba que ao reafirmar que “está tudo bem”, é como soltar um peso, cada vez mais, até se sentir mais leve. Isso acontece pois você deixa de tentar controlar a situação. Você deixa de segurar todos esses sentimentos e sensações e então as solta, como se soltasse um animal feroz e inquieto de suas mãos e ele corresse para longe de você.
De uma forma simples e profunda, a ansiedade é uma tentativa de controle de algo ou alguma situação, mesmo que imperceptível, em uma camada inconsciente da mente. Deixar de tentar controlar as situações da vida, já é um passo valioso para deixar de sentir ansiedade.
Um próximo passo é praticar técnicas de meditação e relaxamento. Você pode praticar uma técnica muito simples de respiração e atenção plena (Mindfulness), como fizemos aqui. Pode praticar yoga ou alguma atividade que faça sua mente ficar mais tranquila.
Cuidar da saúde de sua mente é completamente importante, para que você desfrute a vida com mais paz e equilíbrio, em todos os sentidos.
Por que é tão bom me sentir bem?
Texto por Mário V. Neto
SEE® – Sistema de Equilíbrio Energético
Neurociência | Mindfulness | Psicologia Positiva
Tags: Ansiedade, Atenção Plena, Mindfulness, Meditação, Técnica de Relaxamento
Estou aqui para te ajudar nesse processo. Se gostou do texto e se sentiu bem, siga-me nas redes sociais e compartilhe para que mais pessoas possam ser ajudadas!